"Portanto, tudo sofro por amor dos escolhidos, para que também eles alcancem a salvação que está em Cristo Jesus com glória eterna." 2 Tm 2.10

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Quando menos esperamos....

Algumas vezes Deus age em nossas vidas quando menos esperamos, e, em muitas ocasiões, recebemos muito mais do que merecemos.

Quando Jacó recebeu a notícia de que Esaú estava aproximando-se (Gn 32.6), ficou apavorado. Quem vinha ao seu encontro era justamente o seu irmão gêmeo – aquele que ele enganara com a ajuda da mãe para obter a bênção do pai (Gn 27.1-29) – acompanhado de mais de 400 homens. Jacó pensou no pior. Ele orou a Deus por Sua misericórdia e Seu livramento (Gn 32.9-12) e enviou a Esaú parte de suas posses, para que pudesse ser bem recebido (Gn 32.13-23).

Todavia, para grande surpresa de Jacó, Esaú se aproximou, beijou-o e chorou (Gn 33.4). Este tipo de bênção se deu de maneira completamente inesperada. Isso desarmou Jacó, e, em resposta, o patriarca somente pôde insistir para que o irmão ficasse com os presentes que ele enviara, talvez como uma forma recompensa por causa da herança perdida (Gn 33.8-11).

Como ocorreu com Jacó, também somo surpreendidos com a graça e o perdão quando menos esperamos, ou quando sequer merecemos. Ao dar ao mundo a salvação por meio de Jesus Cristo, Deus concedeu um favor desmerecido ao ser humano, que, na verdade, merece condenação.

Jacó insistiu em recompensar seu irmão, e Esaú, depois de certa resistência, aceitou o presente. Contudo, nunca conseguiremos recompensar Deus pelo que Ele fez por nós. Entretanto, podemos aceitar a Sua oferta de amor e expressar nossa gratidão demonstrando o mesmo tipo de sentimento pelas pessoas, como o Senhor nos ensinou.




Fonte: O novo comentário bíblico AT, com recursos adicionais. Rio de Janeiro: Central Gospel, 2010, p. 82.

Nenhum comentário:

Postar um comentário