"Portanto, tudo sofro por amor dos escolhidos, para que também eles alcancem a salvação que está em Cristo Jesus com glória eterna." 2 Tm 2.10

sábado, 2 de julho de 2011

A tragédia dos que seguem de longe

Mateus 26.57-58


O texto fala de um episódio ocorrido com Pedro, um dos doze apóstolos de Jesus.
Vemos que no momento do sacrifício de Jesus Pedro “seguia de longe”, vindo a passar por uma experiência que ensina lições preciosas para nós.
Pedro experimentou conseqüências muito ruins por seguir a Jesus de longe.
Da mesma forma, logramos resultados desagradáveis, e até mesmo tragédias, se seguimos a Jesus de longe ou se o que fazemos for sem compromisso e dedicação.
Vemos depois que Pedro negou Jesus três vezes, e isso diante de pessoas simples. Então veio a vergonha e o arrependimento!
Vejamos por que os que seguem de longe vivem verdadeiras tragédias.

São presumidos em si mesmos
Pedro se exaltou, foi presunçoso, confiando muito em si mesmo, ao afirmar que jamais abandonaria a Jesus, que seria capaz de dar a própria vida por Ele (Mt 26.31-35).

Mas Pedro esqueceu que Jesus ensinou que não devemos confiar na carne, isto é, em nós mesmos, mas depender em tudo de Deus, pela oração e pela súplica.
Na verdade Deus se resiste aos soberbos, isto é, Deus os envergonha, mas dá graça aos humildes (1 Pe 5.5). Por isso, quando nos exaltamos estamos “seguindo de longe”, e seremos envergonhados publicamente por isso.

Negam a Jesus
Após a sua postura arrogante Pedro negou Jesus três vezes, diante de servos da casa do Sumo Sacerdote. E isso sem nenhuma arma sobre a sua cabeça (Mt 26.69-75).
Em 20 de abril de 1999, numa escola dos Estados Unidos, dois jovens entraram atirando em alunos e professores. Ao chegarem na Biblioteca todos se jogaram ao chão. Então mandaram que os que criam em Deus ficassem de pé. Alguns se levantaram. Então um dos assassinos se aproximou de Cassie Bernall, de 17 anos, e perguntou: “Você crê em Jesus?”. Após uma breve hesitação ela respondeu “Sim, eu amo Jesus!”. Então o assassino atirou. Foram 25 mortos, dentre eles os dois assassinos, que se suicidaram. A mãe de Cassie Bernall a declarou mártir do cristianismo e escreveu o livro “Ela disse SIM”, já traduzido para muitos idiomas. E Michel W. Smith gravou uma canção em sua homenagem.
Alguns negam a Jesus por temer a crítica dos homens (Jo 5.44).
Pedro, ao contrário, negou Jesus numa situação quase corriqueira. E, por que? Porque ele não estava totalmente comprometido. Seu propósito ainda não era firme.

Tornam-se indiferentes
Jesus condenou os indiferentes ao denunciar as cidades de Cafarnaum e Betsaida, que, visitados por Jesus, viram seus sinais e o ouviram, mas não se arrependeram (Mt 11.20-24).
Outros são indiferentes quanto ao destino dos demais (Pv 24.11-12; 27.23), não se compadecem, não vêem o sofrimento dos que estão ao seu redor e assim desonram a Deus.
Outros são de ânimo dobre, isto é, são inconstantes e de mente dividida. Ora estão animados, ora desanimados. Mas a Palavra diz que esses precisam limpar o coração (Tiago 4.8).
Outros ainda são “mornos”. São pessoas que não se definem, não assumem sua fé, e, por isso, estão a ponto de serem “vomitados” pelo Senhor, descartados definitivamente (Ap 3.16).
Por isso o principal mandamento é “amar ao Senhor de todo o coração, toda alma e toda força” (Mt 22.36-37). O segundo, tal como o primeiro, é amar uns aos outros como Jesus nos amou.
Amar de todo o coração não é amar 30%, 70% ou 90%, mas é amar 100%, sem reservas, sem espaço para negar ou trair, sem indiferença ou mornidão.

Conclusão
Quem não se compromete de verdade vive uma vida falsa, de vexames e de tragédias.

No caso de Pedro Jesus o chamou após a sua ressurreição. E por que Jesus o chamou? Para curá-lo de sua arrogância, inconstância e confiança excessiva em si mesmo.
Então o Senhor o confrontou, perguntando três vezes se ele o amava. E Pedro disse “sim”. Na última resposta ele entendeu: “Sim, Senhor, tu sabes todas as coisas; tu sabes que eu te amo”.

Então Jesus lhe disse: “Apascenta minhas ovelhas... meus cordeiros...” (Jo 21.14-17).
Assim, Pedro se humilhou, declarando que “Jesus sabe todas as coisas”.
Por isso os arrogantes, os que não servem a Jesus de verdade, estão em grande perigo.
Jesus também quer te curar e te levar a depender dele, para seres útil; para amares ao Senhor, à tua família e aos discípulos, de todo o coração, cumprindo assim o propósito de Deus.
Deixa a indiferença, a vida descuidada, o seguir de longe, a mornidão com relação às coisas espirituais, e segue a Jesus com integridade de coração e recebe as bênçãos do Senhor na tua vida. Jesus quer mudar a tua história e a de muitos outros pela tua decisão.


Autor: O. R. Sales, líder da MCN. Rio Branco. Acre. Brasil.
Fonte: http://www.mcn12.com.br/celulas_estudos/smbDetalhes.aspx?IdMateria=2532

Nenhum comentário:

Postar um comentário