"Portanto, tudo sofro por amor dos escolhidos, para que também eles alcancem a salvação que está em Cristo Jesus com glória eterna." 2 Tm 2.10

sábado, 11 de dezembro de 2010

Vida de cristão: mar de rosas?

Quantos de vós já presenciou um pastor proferindo palavras no sentido de que os cristãos não nasceram para sofrer, de que aos crentes tão somente é reservado o melhor desta terra, de que aqueles que têm Cristo como senhor e salvador não estão sujeitos a doenças ou ainda que Deus trará prosperidade, riqueza, etc. Tenho certeza de que muitos já ouviram frases desta estirpe!

Em verdade, ao que parece, o evangelho da cruz foi substituído pelo evangelho da prosperidade e da vitória!

Muitos pregadores têm distorcido a Bíblia para atrair multidões, que tão somente buscam Deus para a resolução de seus problemas! Expressões tais como “eu sou o filho do rei” ou “tudo posso naquele que me fortalece” são freqüentes entre aqueles que veiculam o evangelho da vitória! Entre eles, não há espaço para derrotas ou problemas! Há só vitórias! Somente glória!

Mas será que é realmente isso que a Palavra de Deus nos ensina? Será que Cristo morreu naquela cruz para que tivêssemos riquezas e/ou bens materiais? Será que a vida de um crente é um verdadeiro mar de rosas?

É evidente que não! A Bíblia está repleta de passagens que claramente demonstram que nós, crentes, vamos sim passar por diversas aflições, por diversas provações, que sofreremos, que teremos dificuldades, etc. Deus nunca disse em sua Palavra que daria a seus seguidores tão somente vitórias ou glórias ou bens. As únicas coisas que Ele nos garantiu foram a salvação e a certeza de que Ele jamais nos deixará desamparados!

As próprias palavras de Jesus apontam neste sentido: “no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo.” (João 16:33)

Aliás, se aqueles que apregoam tão somente vitórias paras os crentes tivessem o mínimo de cuidado com a Palavra de Deus, veriam que, em verdade, uma das passagens da Bíblia que eles mais utilizam (“tudo posso naquele que me fortalece”) não nos dá o poder para fazer qualquer coisa, mas sim que, em Deus, estamos aptos a suportar as mais diversas aflições. Vejamos o que há nesta passagem:

“11. Não digo isto como por necessidade, porque já aprendi a contentar-me com o que tenho.

12. Sei estar abatido, e sei também ter abundância; em toda a maneira, e em todas as coisas estou instruído, tanto a ter fartura, como a ter fome; tanto a ter abundância, como a padecer necessidade.

13. Posso todas as coisas em Cristo que me fortalece.” (Filipenses 4.11-13)

Inclusive, nem o próprio Paulo, com certeza o maior evangelista depois de Jesus, gozava dos privilégios que nos são “vendidos” hoje em dia. Muito pelo contrário, sofreu perseguições, naufrágios, prisões, apedrejamentos, etc. Além de tudo isso, Deus ter lhe deu um espinho na carne (doença), a qual nunca foi sarada! Vejamos o que diz II Coríntios 12:6-11:

“6. Porque, se quiser gloriar-me, não serei néscio, porque direi a verdade; mas deixo isto, para que ninguém cuide de mim mais do que em mim vê ou de mim ouve.

7. E, para que não me exaltasse pela excelência das revelações, foi-me dado um espinho na carne, a saber, um mensageiro de Satanás para me esbofetear, a fim de não me exaltar.

8. Acerca do qual três vezes orei ao Senhor para que se desviasse de mim.

9. E disse-me: A minha graça te basta, porque o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza. De boa vontade, pois, me gloriarei nas minhas fraquezas, para que em mim habite o poder de Cristo.

10. Por isso sinto prazer nas fraquezas, nas injúrias, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias por amor de Cristo. Porque quando estou fraco então sou forte.”

Então, meus amados irmãos, não se deixem levar pelo evangelho da prosperidade ou da vitória ou ainda das facilidades, pois é certo que nós passaremos por diversas aflições neste mundo e que nós somente teremos verdadeiro descanso quando Cristo voltar para resgatar sua igreja!

“Não me dês nem a pobreza nem a riqueza; mantém-me do pão da minha porção de costume;” (Provérbios 30:8b)

Nenhum comentário:

Postar um comentário