"Portanto, tudo sofro por amor dos escolhidos, para que também eles alcancem a salvação que está em Cristo Jesus com glória eterna." 2 Tm 2.10

sábado, 4 de dezembro de 2010

Pagando o mal com o bem!

Em I Samuel 18:5-8 a Bíblia Sagrada relata o motivo pelo qual Saul iniciou sua perseguição a Davi, vejamos:

“5. E saía Davi aonde quer que Saul o enviasse e conduzia-se com prudência, e Saul o pôs sobre os homens de guerra; e era aceito aos olhos de todo o povo, e até aos olhos dos servos de Saul.

6. Sucedeu, porém, que, vindo eles, quando Davi voltava de ferir os filisteus, as mulheres de todas as cidades de Israel saíram ao encontro do rei Saul, cantando e dançando, com adufes, com alegria, e com instrumentos de música.

7. E as mulheres dançando e cantando se respondiam umas às outras, dizendo: Saul feriu os seus milhares, porém, Davi os seus dez milhares.

8. Então Saul se indignou muito, e aquela palavra pareceu mal aos seus olhos, e disse: Dez milhares deram a Davi, e a mim somente milhares; na verdade, que lhe falta, senão só o reino?

9. E, desde aquele dia em diante, Saul tinha Davi em suspeita.”

Como se vê, em razão da liderança e carisma (o que o transformava em um líder amado) que Davi possuía perante o povo de Israel, Saul começou a ter ciúmes, a desconfiar e a perseguir Davi. Seus motivos não podiam ser justificados, mas o ciúmes e a raiva tinham comido sua vida espiritual. Assim, Por diversas vezes Saul tentou matar Davi, contudo Deus sempre o livrava da morte! Foi assim quando Saul tentou matar Davi com a sua lança! Foi assim quando Saul escolheu os melhores soldados de Israel e foi com eles procurar Davi!

Qual seria a nossa reação ante alguém que tenta nos matar? No mínimo, ódio, rancor, raiva, ira, furor....

Em verdade, Davi tinha todos os motivos humanos para desenvolver um coração cheio de ódio e rancor em relação a Saul!! Porém, apesar de ter motivos humanos, Davi preferiu pagar o mal com o bem!

O primeiro livro do profeta Samuel (24:4-11) retrata bem isto:

“4. Então os homens de Davi lhe disseram: Eis aqui o dia, do qual o SENHOR te diz: Eis que te dou o teu inimigo nas tuas mãos, e far-lhe-ás como te parecer bem aos teus olhos. E levantou-se Davi, e mansamente cortou a orla do manto de Saul.

5. Sucedeu, porém, que depois o coração doeu a Davi, por ter cortado a orla do manto de Saul.

6. E disse aos seus homens: O SENHOR me guarde de que eu faça tal coisa ao meu senhor, ao ungido do SENHOR, estendendo eu a minha mão contra ele; pois é o ungido do SENHOR.

7. E com estas palavras Davi conteve os seus homens, e não lhes permitiu que se levantassem contra Saul; e Saul se levantou da caverna, e prosseguiu o seu caminho.

8. Depois também Davi se levantou, e saiu da caverna, e gritou por detrás de Saul, dizendo: Rei, meu senhor! E, olhando Saul para trás, Davi se inclinou com o rosto em terra, e se prostrou.

9. E disse Davi a Saul: Por que dás tu ouvidos às palavras dos homens que dizem: Eis que Davi procura o teu mal?

10. Eis que este dia os teus olhos viram, que o SENHOR hoje te pôs em minhas mãos nesta caverna, e alguns disseram que te matasse; porém a minha mão te poupou; porque disse: Não estenderei a minha mão contra o meu senhor, pois é o ungido do SENHOR.

11. Olha, pois, meu pai, vê aqui a orla do teu manto na minha mão; porque cortando-te eu a orla do manto, não te matei. Sabe, pois, e vê que não há na minha mão nem mal nem rebeldia alguma, e não pequei contra ti; porém tu andas à caça da minha vida, para ma tirares.”

Davi teve a chance de se vingar do rei Saul, mais decidiu fazer o bem e não o mal, por isso ele não o matou, provando que, de fato, seu coração era segundo os anseios de Deus! E nós? O que teríamos feito em seu lugar? Como agimos quando temos a chance de se vingar de quem nos ofende?

Vingança e ódio são sentimentos que não pertencem aos cristãos! A melhor coisa para fazer quando somos envenenados com tais sentimentos é colocá-los aos nas mãos de Deus! Davi o fez e Deus recompensou sua decisão! Saul foi profundamente tocado pelo gesto de Davi. Ele se quebrantou, começou a chorar e reconheceu seu erro!

Assim, se alguém nos persegue, apenas coloquemos nosso joelho no chão, oremos e confiemos porque Deus agirá. Tal atitude agradará a Deus e Ele vai nos guardará e cuidará daqueles que nos perseguem. Deus livrou Davi e também vai nos livrar.

Romanos 12:21 “Não deixem que o mal vença vocês, mas vençam o mal com o bem”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário