"Portanto, tudo sofro por amor dos escolhidos, para que também eles alcancem a salvação que está em Cristo Jesus com glória eterna." 2 Tm 2.10

terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

O Amor de Deus

O vocabulário grego contém três palavras que significavam amor, são elas: "eros", "phileo" e "ágape".

O amor "eros" está ligado aos lados sexual e sensual. É um amor carnal atrelado aos prazeres humanos. É egocentrista e permanece sempre assim. Nunca vai além do egocentrismo. Este tipo de amor está no coração de qualquer ser humano.

Já o vocábulo "phileo" significa o amor que existe entre pais e filhos, e entre irmãos. É tipo de um amor mais profundo e mais compreensivo. É o amor que se adquire com o tempo. É o amor retribuído na medida de amor que recebe.

Por seu turno, a palavra “Ágape” traz em seu bojo o significado do verdadeiro amor: o amor de Deus! Um amor incondicional, que de nada depende! Um amor que está sobre todos nós, ainda que rejeitemos o Pai! Esse tipo de amor considera uma pessoa valiosa e preciosa independentemente da sua maneira de ser, daquilo que ela é ou faz! Um amor que não conseguimos compreender ou explicar! Um amor que muda completamente nossa maneira de pensar e agir! Um amor que é indescritível!

E é sobre este amor “Ágape” que Deus quer tratar conosco no dia de hoje! Acerca do amor que está descrito em João 3.16: “porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.”

Que amor é esse meus amados? Que demonstração de amor poderia ser maior do que essa? Quem daria seu filho para morrer por alguém? Quem morreria por aquele que lhe fez mal?

Que coisa mais maravilhosa: um Deus que oferta seu único Filho (nosso Senhor Jesus) para remissão de nossos pecados!

Todas as vezes que me lembro do sacrifício de Cristo, da oferta que Deus fez por cada um de nós fico inebriado de alegria! Encho meus olhos de lágrimas, porque eu jamais vi algo tão grandioso, tão sublime! Tenho vontade de cantar: “sim, eu amo a mensagem da cruz!”

Mas será que temos compreendido o grande significado desta oferta de Deus por cada um de nós?

Amados, Jesus venceu o mundo através do amor! Jesus venceu o mundo porque amou cada um de nós! Jesus venceu o mundo porque pagou o mal com o bem!

E é justamente isso que Jesus quer que nós compreendamos no dia de hoje: que o amor deve sempre prevalecer em nossas vidas! Custe o que custar, o amor deve estar acima de qualquer outro sentimento!

É como nos ensinou Jesus (Mt 22.38):

“36. Mestre, qual é o grande mandamento na lei?
37. E Jesus disse-lhe: Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento.
38. Este é o primeiro e grande mandamento.
39. E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo.
40. Destes dois mandamentos dependem toda a lei e os profetas.”

E não nos enganemos, pois “aquele que não ama não conhece a Deus, porque Deus é amor.” (I João 4.8)

Então, meus queridos irmãos, imitemos o exemplo que Cristo nos deixou e amemo-nos uns aos outros, sem condições, sem senões, indempendetemente disso ou daquilo: SMPLESMENTE AMEMOS!!


“No amor não há temor, antes o perfeito amor lança fora o temor; porque o temor tem consigo a pena, e o que teme não é perfeito em amor.?” (I João 4.18)

Nenhum comentário:

Postar um comentário