"Portanto, tudo sofro por amor dos escolhidos, para que também eles alcancem a salvação que está em Cristo Jesus com glória eterna." 2 Tm 2.10

terça-feira, 15 de março de 2011

A MULHER VIRTUOSA

Provérbio 31.10-31 é um poema em acróstico no qual a primeira palavra de cada linha começa com uma letra sucessiva do alfabeto hebraico. Este poema faz parte da orientação preparada pela mãe do rei Lemuel para ensinar sabedoria a seu filho (Pv 31.1). Ao descrever a mulher virtuosa, a mãe de Lemuel demonstrava como era a sabedoria quando vivida no cotidiano.

Por que a mulher de Provérbio 31 vale mais do que joias raras (pv 31.10)? É por causa de sua sabedoria, de sua capacidade de ~iver de lorma responsável, produtiva e próspera (Pv 1.2). O livro de Provérbios costuma personificar a sabedoria como mulher Pv 8.1-11), e também descreve a sabedoria como mais valiosa do que qualquer riqueza (Pv 3.15, 8.11).

Assim, não é nenhuma surpresa que a mulher de Provérbio 31 receba elogios no lugar mais público de todos, os portões da cidade (Pv 31.31) que, em sua época, representavam uma mistura de prefeitura com mercado. É uma mulher cujo trabalho árduo frutifica em recompensas materiais (Pv 31.13-16,21,22). Provérbios promete que aquele que buscar e encontrar a sabedoria encontrará também riquezas, felicidade, honras e vida longa. Essa mulher é um exemplo de como estas promes­sas são cumpridas.

É notável como essa mulher não só se aplica em trabalhos vistos como tradicionalmente femininos, tais como confecção de roupas (Pv 31.13,19). mas também nos não tradicionais, como investimento imobiliário, fazendas e comércio (Pv 31.16,18). Além disso, suas energias estão voltadas não apenas para sustentar sua família e casa (Pv 31.11,14,15,27), mas também para atender as necessidades de pessoas da comunidade (Pv 31.20).


Em suma, a mulher de Provérbio 31 é um modelo, para homens e mulheres, de um estilo de vida que realiza e satisfaz. Ela demonstra uma conduta de trabalho e amor baseada na sabedoria de Deus.

Fonte: O novo comentário bíblico AT, com recursos adicionais. Rio de Janeiro: Central Gospel, 2010, p. 987.

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