"Portanto, tudo sofro por amor dos escolhidos, para que também eles alcancem a salvação que está em Cristo Jesus com glória eterna." 2 Tm 2.10

sábado, 28 de agosto de 2010

Perseverando no Senhor!

Meus amados, a palavra de Deus para reflexão está em Josué 14.6-14:
6. Então os filhos de Judá chegaram a Josué em Gilgal; e Calebe, filho de Jefoné o quenezeu, lhe disse: Tu sabes o que o SENHOR falou a Moisés, homem de Deus, em Cades-Barnéia por causa de mim e de ti.
7. Quarenta anos tinha eu, quando Moisés, servo do SENHOR, me enviou de Cades-Barnéia a espiar a terra; e eu lhe trouxe resposta, como sentia no meu coração;
8. Mas meus irmãos, que subiram comigo, fizeram derreter o coração do povo; eu porém perseverei em seguir ao SENHOR meu Deus.
9. Então Moisés naquele dia jurou, dizendo: Certamente a terra que pisou o teu pé será tua, e de teus filhos, em herança perpetuamente; pois perseveraste em seguir ao SENHOR meu Deus.
10. E agora eis que o SENHOR me conservou em vida, como disse; quarenta e cinco anos são passados, desde que o SENHOR falou esta palavra a Moisés, andando Israel ainda no deserto; e agora eis que hoje tenho já oitenta e cinco anos;
11. E ainda hoje estou tão forte como no dia em que Moisés me enviou; qual era a minha força então, tal é agora a minha força, tanto para a guerra como para sair e entrar.
12. Agora, pois, dá-me este monte de que o SENHOR falou aquele dia; pois naquele dia tu ouviste que estavam ali os anaquins, e grandes e fortes cidades. Porventura o SENHOR será comigo, para os expulsar, como o SENHOR disse.
13. E Josué o abençoou, e deu a Calebe, filho de Jefoné, a Hebrom em herança.
14. Portanto Hebrom ficou sendo herança de Calebe, filho de Jefoné o quenezeu, até ao dia de hoje, porquanto perseverara em seguir ao SENHOR Deus de Israel.
A passagem acima repassa os acontecimentos descritos em Números 13 e 14. Naquele momento Moisés enviou doze espias a Cades-Barnéia a espiar a terra com o propósito de colher informações a respeito das cidades, de seus habitantes, da geografia, do clima, etc. e depois de 40 dias eles voltaram com o relatório, porém os gigantes Anaquins colocaram medo nos espias (salvo em Josué e Calebe) e ele entregaram um relatório que “derreteu” o coração do povo, provocando uma a rebeldia do povo contra Deus (Nm 13). Apenas Josué e Calebe perseveraram em seguir ao Senhor e confiar na vitória, apesar das dificuldades.
Apesar de a maioria dos espias ter ficado com medo e se revoltado contra o Senhor, Calebe confiou no Senhor: “Então Calebe fez calar o povo perante Moisés, e disse: Certamente subiremos e a possuiremos em herança; porque seguramente prevaleceremos contra ela.” (Nm 13.30)
Naquele dia Moisés jurou a Calebe, dizendo: “Certamente a terra que pisou teu pé será tua, e de teus filhos, em herança perpetuamente; pois perseveraste em seguir ao Senhor teu Deus.” (Nm 14.24)
Como se vê, a total devoção e obediência de Calebe a Deus não foi colocada em questão, mesmo no deserto: “eu perseverei em seguir ao Senhor” (Josué 14.8). Como conseqüência de sua obediência, recebeu a terra que pedira ao Senhor: “Portanto Hebrom ficou sendo herança de Calebe, filho de Jefoné o quenezeu, até ao dia de hoje, porquanto perseverara em seguir ao SENHOR Deus de Israel.”
É importante notar que, além de ter que lutar pela terra, pois a mesma estava povoada por homens gigantescos, por guerreiros valentes e as cidades eram fortificadas por altas muralhas de pedra, Calebe ainda teve que esperar por 45 para receber sua promessa! Há outros exemplos na Bíblia de pessoas que sequer viram as promessas se concretizarem: “Todos estes morreram na fé, sem terem recebido as promessas; mas vendo-as de longe, e crendo-as e abraçando-as, confessaram que eram estrangeiros e peregrinos na terra.” (Hebreus 11.13)
Note que, inobstante o tempo tivesse passado, Calebe ainda se mostrava tão forte como outrora: "E ainda hoje estou tão forte como no dia em que Moisés me enviou; qual era a minha força então, tal é agora a minha força, tanto para a guerra como para sair e entrar." (Josué 14.11)
Quantas lições podemos tirar da vida deste homem!
E nós? Será que temos esperado no Senhor? Será que temos perseverado no Senhor? Ou qualquer tempestade tem nos afastado do caminho do Pai? Muitas vezes clamamos ao Deus Vivo por algo e tal pedido fica um tempo sem resposta! Muitas vezes as respostas demoram anos! E o tempo acaba nos afastando de Deus! Isso ocorre por que Deus nos esqueceu ou por que não sabemos esperar N'Ele? Com certeza porque não sabemos esperar!
Amados, as provações, as tribulações e as tentações, são elementos que se levantam como barreiras para impedir a vitória, mas que fazem parte da caminhada!
Assim, é importante que, tal como ocorreu com Calebe, nós tenhamos nossa esperança depositada no Senhor! Que olhemos para as coisas que não se vêem e se apossemos delas pela fé, sempre perseverando em avançar, firmes e confiando nas palavras do Senhor Jesus!
“Mas os que esperam no SENHOR renovarão as forças, subirão com asas como águias; correrão, e não se cansarão; caminharão, e não se fatigarão.” ( Isaias 40.31)

Nenhum comentário:

Postar um comentário