"Portanto, tudo sofro por amor dos escolhidos, para que também eles alcancem a salvação que está em Cristo Jesus com glória eterna." 2 Tm 2.10

segunda-feira, 12 de julho de 2010

Um pouco da vida de Estêvão

Além de ser bem jovem e entregador de cestas básicas, Estêvão também era um grande conhecedor da palavra de Deus, uma pessoa que estava (que andava) com Deus.
Isso facilmente se constata através dos versos 8 a 9 do capítulo 6 de Atos dos Apóstolos:
"8. E Estêvão, cheio de fé e de poder, fazia prodígios e grandes sinais entre o povo.
9. E levantaram-se alguns que eram da sinagoga chamada dos libertinos, e dos cireneus e dos alexandrinos, e dos que eram da Cilícia e da Ásia, e disputavam com Estêvão.
10. E não podiam resistir à sabedoria, e ao Espírito com que falava."
Ocorre que, certa vez, subornaram uns homens para que dissessem: “Ouvimos Estêvão proferir palavras blasfemas contra Moisés e contra Deus.”
Então, Estêvão foi levado diante do mesmo concílio que crucificara Jesus e que, pouco antes, tentou impedir que os apóstolos falassem em nome de Jesus (4.18) - e ali estavam os mesmos Anás e Caifás (4.6).
Após ser perguntado o que tinha em sua defesa, Estêvão discursou diante do concílio fazendo, na maior parte, um resumo da história do AT e chegou ao auge quando os repreendeu de modo incisivo por terem assassinado Jesus (5.53). Enquanto falava, seu rosto brilhava como o de um anjo (6.15). Porém, lançaram-se contra ele como feras, condenando-o à morte por apedrejamento.
Quando começou a ser atingido pelas pedras, Estêvão levantou os olhos ao céu e viu glória de Deus e Jesus em pé à direita do Pai, como se o céu se estendesse até Estêvão, atravessou o abismo para lhe dar as boas-vindas ao lar celestial. Ele morreu como Cristo morrera, sem menor ressentimento contra seus desprezíveis assassinos, dizendo: "Senhor, não os considere culpados deste pecado" (v. 60).
Vejam o que dizem os versos 54 a 60 do capitulo 7 de Atos:
"54. E, ouvindo eles isto, enfureciam-se em seus corações, e rangiam os dentes contra ele.
55. Mas ele, estando cheio do Espírito Santo, fixando os olhos no céu, viu a glória de Deus, e Jesus, que estava à direita de Deus;
56. E disse: Eis que vejo os céus abertos, e o Filho do homem, que está em pé à mão direita de Deus.
57. Mas eles gritaram com grande voz, taparam os seus ouvidos, e arremeteram unânimes contra ele.
58. E, expulsando-o da cidade, o apedrejavam. E as testemunhas depuseram as suas capas aos pés de um jovem chamado Saulo.
59. E apedrejaram a Estêvão que em invocação dizia: Senhor Jesus, recebe o meu espírito.
60. E, pondo-se de joelhos, clamou com grande voz: Senhor, não lhes imputes este pecado. E, tendo dito isto, adormeceu."
Não sei se vocês acharam a história de Estêvão tão interessante quanto a de Salomão. A primeira vista, parece não haver nada de extraordinário nesta história, até mesmo porque várias pessoas morreram por Cristo.
Porém, penso que a vida de Estêvão torna-se mais do que maravilhosa quando a comparamos com a vida de Salomão.
Não sei se vocês lembram, mas na última postagem disse que Salomão havia escrito o livro de Eclesiastes no fim de sua vida, já perto da morte. Lembram?
Pois bem, os fatos acima narrados (sobre a vida de Estêvão) também se deram no momento de sua morte.
Em outras palavras, há como fazer uma comparação do final da vida destas duas pessoas! De um lado um Rei morrendo em um Palácio cheio de pessoas para lhe darem cuidado e de outro um simples entregador de cestas básicas sendo injustamente morto.
Quem deveria estar triste? Quem deveria estar amargurado? Por óbvio, se levarmos em consideração as coisas que não vêm de cima, quem deveria estar triste era Estêvão! Contudo, quem estava angustiado e com o coração pesado era Salomão!
Parece loucura, mas é a pura verdade! Um simples entregador de cestas básicas que foi injustamente assassinado estava feliz na hora de sua morte! E por quê? Porque ele sabia em quem estava crendo, ele confiava em seu Deus, no nosso Deus Vivo, o Deus de Abraão, Isaque e Jacó! Confiava nas promessas do Senhor!
Ao passo que, não obstante tivesse todas as riquezas que um homem pudesse querer, Salomão estava angustiado na hora de sua morte! E por quê? Porque estava distante de Deus, porque havia se afastado dos caminhos que Deus havia trilhado para Ele.
Repito: parece loucura não é mesmo!? E é loucura aos olhos dos que não crêem... é como a Bíblia diz em I Carta de Paulo aos Coríntios, no verso 18: "Porque a palavra da cruz é loucura para os que perecem; mas para nós, que somos salvos, é o poder de Deus."
Vocês compreendem a dimensão disso? Eu acho maravilhoso....
Como diz a palavra de Deus em Filipenses 4:10-13:
"10. Ora, muito me regozijei no Senhor por finalmente reviver a vossa lembrança de mim; pois já vos tínheis lembrado, mas não tínheis tido oportunidade.
11. Não digo isto como por necessidade, porque já aprendi a contentar-me com o que tenho.
12. Sei estar abatido, e sei também ter abundância; em toda a maneira, e em todas as coisas estou instruído, tanto a ter fartura, como a ter fome; tanto a ter abundância, como a padecer necessidade.
13. Posso todas as coisas em Cristo que me fortalece."
Meus queridos, quando estamos com Cristo, podemos passar por milhares de situações difíceis (e passaremos), mas tenham certeza que estaremos fortalecidos para vencer todas elas. É isso que a comparação destas duas histórias nos faz concluir!
Espero que tenham gostado!
"Por isso sinto prazer nas fraquezas, nas injúrias, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias por amor de Cristo. Porque quando estou fraco então sou forte." (2 Coríntios 12:10)

Nenhum comentário:

Postar um comentário