"Portanto, tudo sofro por amor dos escolhidos, para que também eles alcancem a salvação que está em Cristo Jesus com glória eterna." 2 Tm 2.10

sábado, 21 de abril de 2012

MAIOR É O QUE SERVE!

Como o mundo nos vê hoje em dia? Aliás, como nós nos apresentamos para o mundo? Será que preferimos ser vistos pelo que temos ou pelo que somos? Será que gostamos de nos sentir importantes?

O natural é que todas as pessoas gostem de se sentir importantes, de sempre fazer algo pensando em aparecer. Na verdade, a busca da maioria dos seres humanos é se destacar no meio da multidão. É da natureza humana o “estar por cima” e “levar vantagem em tudo”.

Até mesmo no seio cristão, todos querem louvar, pregar, aparecer de alguma forma na igreja, mas poucos querem servir, poucos estão dispostos a amar, a limpar a igreja, a evangelizar, etc.

Mas o que será que a Palavra de Deus fala acerca disso:

“Então Jesus, chamando-os para junto de si, disse: Bem sabeis que pelos príncipes dos gentios são estes dominados, e que os grandes exercem autoridade sobre eles. Não será assim entre vós; mas todo aquele que quiser entre vós fazer-se grande seja vosso serviçal; E, qualquer que entre vós quiser ser o primeiro, seja vosso servo; Bem como o Filho do homem não veio para ser servido, mas para servir, e para dar a sua vida em resgate de muitos.” (Mateus 20:26-28)

Como se vê, de acordo com a Bíblia, maior é o que serve!

Porém, como relatado acima, de tempos pra cá, servir tem significado ser bobo, ser idiota, ser passado para trás, ser burro, ser motivo de chacota. Parece que, ao servirmos, estamos sendo trouxas, fazendo algo sem receber nada em troca. É a cultura do toma lá dá cá, do olho por olho dente por dente.

Como os nossos valores estão distorcidos! Esse não é o verdadeiro conceito de servir! Enquanto pensamos que estamos sendo tolos, Jesus nos diz exatamente o contrário: “aquele que quer ser o maior no reino dos céus que sirva a todos”.

O servir de Jesus nos ensina a ganhar tesouros que não se acabam, transformar a vida de pessoas, ser útil e não desperdiçar a vida correndo atrás do vento. Como se nota, o serviço está ligado muito mais ao satisfazer-me do que ao satisfazer-te!

Em outras palavras, quem serve de coração, o faz independentemente de reconhecimento, de coroas, de aplausos, de elogios, pois o ato de servir dá muito mais prazer a quem o faz do que a quem é feito.

Portanto meus amados, sirvamos de todo o nosso coração, doando-nos sempre, sem nunca esperar algo em troca. Na verdade, precisamos aprender sempre a servir, seja ouvindo, seja consolando, dando atenção, amando, etc.

Paulo também ensinou o mesmo princípio quando disse: “nada façais por partidarismo ou vanglória, mas por humildade, considerando cada um os outros superiores a si mesmo” (Fp 2.3).

E Pedro da mesma forma: “pastoreai o rebanho de Deus que há entre vós, não por constrangimento, mas espontaneamente, como Deus quer; nem por sórdida ganância, mas de boa vontade; nem como dominadores dos que vos foram confiados, antes, tornando-vos modelos do rebanho” (1Pe 5.2,3).

No reino de Deus não há lugar para o ego exaltado. “Se alguém quer vir após mim”, disse Jesus, “a si mesmo se negue, dia a dia tome a sua cruz e siga-me” (Mt 9.23).

O que nos é mais importante: sermos elogiados pelos homens ou por Deus? Sermos reconhecidos pelos homens ou por Deus?

Tenho certeza de que a Deus! Portanto, meus amados, exercitemos o dom do serviço, sangremos para que outros vivam, soframos para que outros reinem, sacrifiquemo-nos pelos outros, pensemos nas coisas que não podemos ver, pois estas são eternas.



“Por isso não desfalecemos; mas, ainda que o nosso homem exterior se corrompa, o interior, contudo, se renova de dia em dia. Porque a nossa leve e momentânea tribulação produz para nós um peso eterno de glória mui excelente; Não atentando nós nas coisas que se vêem, mas nas que se não vêem; porque as que se vêem são temporais, e as que se não vêem são eternas.” 2 Coríntios 4:16-18

Nenhum comentário:

Postar um comentário