"Portanto, tudo sofro por amor dos escolhidos, para que também eles alcancem a salvação que está em Cristo Jesus com glória eterna." 2 Tm 2.10

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Argila Nas Mãos do Oleiro

Jó disse a Deus, "As tuas mãos me plasmaram ... Lembra-te de que me formaste como em barro" (Jó 10:8,9). O que Jó disse, todos nós podemos dizer. Como criador de nossos corpos (Salmo 139:13-16) e "Pai espiritual" (Hebreus 12:9), ele predestinou aqueles a quem de antemão conheceu "para serem conformes à imagem de seu Filho" (Romanos 8:29). Paulo expressou confiança quanto aos filipenses: "... aquele que começou boa obra em vós há de completá-la até ao Dia de Cristo Jesus" (Filipenses 1:6).

Podemos resistir a Deus

Deus limitou seu próprio poder para cumprir seu propósito em nós, dando-nos livre arbítrio. O salmista disse de Israel: "Quantas vezes se rebelaram contra ele no deserto e na solidão o provocaram! Tornaram a tentar a Deus, agravaram o Santo de Israel" (Salmo 78:40-41). Por causa da teimosa rebelião dos israelitas, Deus não pôde fazer por eles o que tinha desejado.

Isaías repreendeu Israel: "Que perversidade a vossa! Como se o oleiro fosse igual ao barro, e a obra dissesse do seu artífice: Ele não me fez; e a cousa feita dissesse do seu oleiro: Ele nada sabe" (Isaías 29:16). É inimaginável que os vasos tivessem tal procedimento para com seu criador. Contudo, os humanos exprimem estas atitudes para com Deus.

Um jornal da cidade onde moro estampou um artigo sobre a autora de um livro recente. Ela aparentemente começou como crente em um Deus verdadeiro, mas como adotou uma filosofia feminista radical ela obviamente decidiu que o Deus verdadeiro que a fez "nada sabe". Evidentemente, ela então chegou a negar que ele a tinha feito, pois seu livro descreve "sua busca para encontrar um deus -- ou deusa -- com o qual ela se sinta à vontade". Em outras palavras, ela acha que Deus é argila que ela pode moldar em qualquer coisa que ela queira que "ele, ou ela" seja. Freqüentemente, as pessoas envolvidas com homossexualismo, casamentos contra as Escrituras e outros pecados, criam seu próprio deus imaginário que tolerará seu estilo de vida escolhido.

Podemos reconhecer Deus

"Mas agora, ó SENHOR, tu és nosso Pai, nós somos o barro, e tu, o nosso oleiro; e todos nós, obra das tuas mãos" (Isaías 64:8). Deus "é poderoso para fazer infinitamente mais do que tudo quanto pedimos ou pensamos, conforme o seu poder que opera em nós" (Efésios 3:20). Ele tem a visão mais clara do que deveríamos ser, e a sabedoria e poder para nos formar nessa imagem. Mas temos que permitir que tal poder aja em nós.

O poder de Deus opera através de sua palavra, através da amizade dos santos e através da oração (2 Coríntios 3:18; Hebreus 10:25; 4:16). Para nos beneficiarmos, temos que perseverar "na doutrina dos apóstolos e na comunhão, no partir do pão e nas orações" (Atos 2:42).

O poder de Deus para nos moldar é também cumprido através da perseguição e da provação. Estas podem vir de Satanás, mas Deus pode usá-las "para aproveitamento, a fim de sermos participantes da sua santidade" (Hebreus 12:10). Além do mais, a bela cerâmica tem que ser girada e moldada, marcada e alisada e até queimada no forno a altas temperaturas para torná-la o vaso valioso que assim se torna.

Deus pode refazer-nos

Um dos maiores impedimentos para o cumprimento do propósito de Deus em nossa geração é a cada vez mais universal idéia de que "temos o direito de fazer o que nos agrada, e não é da conta de ninguém". Aquele que tem esta atitude para com as pessoas inevitavelmente terá a mesma para com Deus. De fato, não temos nós tratado Deus deste modo algumas vezes?

Quando eu era jovem, pensei que eu tinha um quadro bem claro do que Deus queria fazer comigo. Agora que sou mais velho, percebo quanto estou longe disso, e é tudo culpa minha. Deus não foi capaz de fazer de mim o que eu poderia ter sido porque resisti ao seu poder e permiti que outras influências me moldassem em algo muito menos útil e valioso. Mas ainda há esperança.

"Desci à casa do oleiro, e eis que ele estava entregue à sua obra sobre as rodas. Como o vaso que o oleiro fazia de barro se lhe estragou na mão, tornou a fazer dele outro vaso, segundo bem lhe pareceu. Então, veio a mim a palavra do SENHOR: Não poderei eu fazer de vós como fez este oleiro, ó casa de Israel?" (Jeremias 18:3-6). Deus pode fazer o mesmo conosco, como indivíduos.

Saulo de Tarso era um vaso estragado enquanto resistia ao poder da palavra de Deus e "dava coices contra o aguilhão," mas quando ele perguntou, trêmulo, "Senhor, o que queres que eu faça?" Deus o transformou num vaso de honra. Não importa quanto possa estar estragada nossa própria vida, ou por quanto tempo tem estado nesta malformação, se quisermos dizer como o poema de Adelaid Pollard:

Seja do teu próprio modo, SENHOR, seja do teu próprio modo!
Tu és o Oleiro, eu sou a argila.
Molda-me e faze-me conforme a tua vontade,
Enquanto estou esperando, submissa e serena.


Autor: Sewell Hall

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

NÃO SE DISTRAIA, GUARDE O TEU CORAÇÃO

Amados, Deus tem nos falado reiteradamente, nesse início de ano, que estamos ingressando numa nova etapa na Sua presença. Que Ele quer fazer coisas novas e maravilhosas no nosso meio. É hora, portanto, de reflexão. É tempo de avaliarmos e refletirmos sobre o que cabe a nós fazermos para vivermos a plenitude do que o Pai tem para nós nesses dias.

Uma coisa fundamental sobre a qual vale a pena refletir é sobre as nossas emoções. Como está seu estado emocional? Como está seu mundo interior? Seus sentimentos, emoções e coração? Sabe, tenho visto mulheres tristes aqui na igreja. Tenho visto homens cabisbaixos. Se há uma coisa que você não pode esconder é seu estado emocional. Está estampado na sua face! Tentar construir uma vida melhor com um coração abalado é a mesma coisa que construir uma casa sobre um terreno arenoso, vai ruir mais cedo ou mais tarde, mas Deus não quer que isso aconteça e por isso ele marcou um encontro contigo aqui nesta noite. O tema da mensagem de hoje é: Não se distraia , guarde o teu coração.

Texto-Base: Provérbios 4:20-27
20-“Meu filho, escute o que lhe digo; preste atenção às minhas palavras.
21-Nunca as perca de vista; guarde-as no fundo do coração,
22-pois são vida para quem as encontra e saúde para todo o seu ser.
23-Acima de tudo, guarde o seu coração, pois dele depende toda a sua vida.
24-Afaste da sua boca as palavras perversas; fique longe dos seus lábios a maldade.
25-Olhe sempre para a frente, mantenha o olhar fixo no que está adiante de você.
26-Veja bem por onde anda, e os seus passos serão seguros.
27-Não se desvie nem para a direita nem para a esquerda; afaste os seus pés da maldade.”

Estes conselhos plenos de sabedoria dados por Salomão a seu filho não perderam seu valor com o passar dos anos. Hoje, ao estarmos prontos para atravessar o limiar de um nova etapa na nossa caminhada espiritual, com seus problemas, provações, desafios e dificuldades, deveríamos entesourar em nossos corações estas palavras de Salomão, tão cheias de sabedoria.

ARGUMENTAÇÃO

Preste atenção à Palavra de Deus e nunca as perca de vista (20-22)
Não se distraia, nunca perca a Palavra de Deus de vista. Preste toda atenção ao que o teu Deus te fala. Guarda esta Palavra no fundo do deu coração para não pecar contra o teu Pai Celestial e para não se desviar dos projetos que Ele estabeleceu para a sua vida. Esta Palavra é vida e saúde para quem entende o seu valor e a pratica (ilustração do Rei Uzias = orgulho, soberba, 2 Cr 26:16-21) (ilustração de martelada no dedo) (ilustração do quase atropelamento)

Guarde o teu coração, pois dele depende a tua vida (23)
Para nós o coração é figurativamente a sede das emoções. Para o judeu, o coração é a sede da alma (intelecto + emoções). Ao aconselhar seu filho dizendo "guarda teu coração" o sábio queria dizer "guarda a tua mente e as tuas emoções". Pureza de alma é o primeiro requisito para uma vida de vitória sobre o pecado. Pois, é da abundância do coração, isto é, da alma que procede o mal para as nossas vidas (Lc 6:45). Pecado é ceder aos desejos do pecaminoso, do enganoso coração humano (Jr 17:9). Portanto, precisamos manter nossa alma sujeita a Deus, o único que pode mantê-la pura. Devemos cultivar o amor, o perdão, o companheirismo e afastar de nós toda sorte de emoção negativa, como raiz de amargura, inveja, ciúme, porfia, desejo de vingança, etc. (ilustração de Davi ao adulterar com Bate-Seba 2 Sm 11:1-4) (ilustração sobre namoros impuros e sobre cobiças diversas)

Preserva os teus lábios e guarde a tua língua (24)
Aquilo que dizemos pode criar muitas dificuldades e problemas (Tg 3:5-10). Mas, aquilo que falamos também pode ser uma bênção (Prov 15:23 e 25:11). Portanto, o salmista nos adverte dizendo: "Refreie tua língua do mal, e os teus lábios de falarem dolosamente" (Sl 34:13). Conforme a Bíblia diz em Tg 3:1-2, a língua é o membro mais difícil de ser controlado. Somente pureza de alma e constante vigilância sobre ela conseguirão contê-la. Aquilo que a língua profere é uma boa indicação da condição da alma. Tagarelice, especialmente sobre coisas indecentes, mostra uma alma que ainda está cheia de interesses terrenos. Palavras iradas mostram que o orgulho e a vontade própria ainda reinam. Cada movimento de nossos lábios deveria aproximar-nos de Jesus para que Ele purifique nossa alma. (ilustração dos amigos de Jó 42:7-8 e de Mical 2 Sm 6:20-23)

Mantenha teu olhar firme para a frente e não se desvie (25-27)
Nosso olhar deve ser fixo e não distraído. Não podemos permitir que ele vagueie ao encalço de cada coisa que apareça em nossa frente, pois seríamos afastados do bem e enredados pelo mal. Devemos desviar nossos olhos de tudo aquilo que é vão. Nossos olhos precisam ser bons, para que nosso "corpo seja luminoso" (Mt. 6:22). Acima de tudo, devemos manter nosso olhar "firme" em Jesus (Hb. 12:2). Precisamos olhar para Ele em busca de graça e força para vencer cada dificuldade e para permanecer firmes até o fim. Conservar os olhos da fé fixos em Jesus é manter contato ininterrupto com Aquele que é a fonte de todo o poder e que pode fortalecer-nos e guardar-nos até o fim. Pondera a vereda dos teus pés. Não devemos atuar de modo impulsivo. Precisamos meditar e orar antes de agir. O Senhor guarda os pés dos seus santos (1 Sm. 2:9). (ilustração de Pedro ao caminhar sobre as águas (Mt. 14:24-32)) (ilustração sobre a mulher de Ló) (ilustração sobre errar o caminho na estrada)

CONCLUSÃO

Para construir uma vida melhor, uma vida saudável, você não precisa de mais nada, você tem tudo, porque você tem Jesus. Não precisa de ouro, prata, mármore, granito, marfim ou madeira de lei. Você tem a pedra principal, pedra de esquina. A partir de hoje decida construir uma vida emocional saudável, cuide de seu interior, cuide de seu coração mantendo-o aberto para Deus e para as pessoas ao seu redor. Atenção às palavras do mestre, pureza de coração, autenticidade no falar, firmeza de propósito e absoluto cuidado para não nos distrairmos nos farão avançar no caminho da paz e da santidade. Portanto, ao caminharmos nessa jornada, devemos fazê-lo segurando na mão de Deus. Se assim fizermos, comprovaremos que “a vereda do justo é como a luz da aurora que vai brilhando mais e mais até ser dia perfeito”. (Provérbios 4:18) No mais, tenha certeza: Deus fará! E seu emocional ficará tão bom e estável que... “.do seu interior fluirão rios de água viva" (Jo 7.38). Uma promessa de Jesus para todos os que crêem!

Fonte: http://www.icjb.org.br/index.php?option=com_content&view=article&id=108:nao-se-distraia-guarde-o-teu-coracao&catid=45:mensagens&Itemid=92