"Portanto, tudo sofro por amor dos escolhidos, para que também eles alcancem a salvação que está em Cristo Jesus com glória eterna." 2 Tm 2.10

sábado, 28 de agosto de 2010

Perseverando no Senhor!

Meus amados, a palavra de Deus para reflexão está em Josué 14.6-14:
6. Então os filhos de Judá chegaram a Josué em Gilgal; e Calebe, filho de Jefoné o quenezeu, lhe disse: Tu sabes o que o SENHOR falou a Moisés, homem de Deus, em Cades-Barnéia por causa de mim e de ti.
7. Quarenta anos tinha eu, quando Moisés, servo do SENHOR, me enviou de Cades-Barnéia a espiar a terra; e eu lhe trouxe resposta, como sentia no meu coração;
8. Mas meus irmãos, que subiram comigo, fizeram derreter o coração do povo; eu porém perseverei em seguir ao SENHOR meu Deus.
9. Então Moisés naquele dia jurou, dizendo: Certamente a terra que pisou o teu pé será tua, e de teus filhos, em herança perpetuamente; pois perseveraste em seguir ao SENHOR meu Deus.
10. E agora eis que o SENHOR me conservou em vida, como disse; quarenta e cinco anos são passados, desde que o SENHOR falou esta palavra a Moisés, andando Israel ainda no deserto; e agora eis que hoje tenho já oitenta e cinco anos;
11. E ainda hoje estou tão forte como no dia em que Moisés me enviou; qual era a minha força então, tal é agora a minha força, tanto para a guerra como para sair e entrar.
12. Agora, pois, dá-me este monte de que o SENHOR falou aquele dia; pois naquele dia tu ouviste que estavam ali os anaquins, e grandes e fortes cidades. Porventura o SENHOR será comigo, para os expulsar, como o SENHOR disse.
13. E Josué o abençoou, e deu a Calebe, filho de Jefoné, a Hebrom em herança.
14. Portanto Hebrom ficou sendo herança de Calebe, filho de Jefoné o quenezeu, até ao dia de hoje, porquanto perseverara em seguir ao SENHOR Deus de Israel.
A passagem acima repassa os acontecimentos descritos em Números 13 e 14. Naquele momento Moisés enviou doze espias a Cades-Barnéia a espiar a terra com o propósito de colher informações a respeito das cidades, de seus habitantes, da geografia, do clima, etc. e depois de 40 dias eles voltaram com o relatório, porém os gigantes Anaquins colocaram medo nos espias (salvo em Josué e Calebe) e ele entregaram um relatório que “derreteu” o coração do povo, provocando uma a rebeldia do povo contra Deus (Nm 13). Apenas Josué e Calebe perseveraram em seguir ao Senhor e confiar na vitória, apesar das dificuldades.
Apesar de a maioria dos espias ter ficado com medo e se revoltado contra o Senhor, Calebe confiou no Senhor: “Então Calebe fez calar o povo perante Moisés, e disse: Certamente subiremos e a possuiremos em herança; porque seguramente prevaleceremos contra ela.” (Nm 13.30)
Naquele dia Moisés jurou a Calebe, dizendo: “Certamente a terra que pisou teu pé será tua, e de teus filhos, em herança perpetuamente; pois perseveraste em seguir ao Senhor teu Deus.” (Nm 14.24)
Como se vê, a total devoção e obediência de Calebe a Deus não foi colocada em questão, mesmo no deserto: “eu perseverei em seguir ao Senhor” (Josué 14.8). Como conseqüência de sua obediência, recebeu a terra que pedira ao Senhor: “Portanto Hebrom ficou sendo herança de Calebe, filho de Jefoné o quenezeu, até ao dia de hoje, porquanto perseverara em seguir ao SENHOR Deus de Israel.”
É importante notar que, além de ter que lutar pela terra, pois a mesma estava povoada por homens gigantescos, por guerreiros valentes e as cidades eram fortificadas por altas muralhas de pedra, Calebe ainda teve que esperar por 45 para receber sua promessa! Há outros exemplos na Bíblia de pessoas que sequer viram as promessas se concretizarem: “Todos estes morreram na fé, sem terem recebido as promessas; mas vendo-as de longe, e crendo-as e abraçando-as, confessaram que eram estrangeiros e peregrinos na terra.” (Hebreus 11.13)
Note que, inobstante o tempo tivesse passado, Calebe ainda se mostrava tão forte como outrora: "E ainda hoje estou tão forte como no dia em que Moisés me enviou; qual era a minha força então, tal é agora a minha força, tanto para a guerra como para sair e entrar." (Josué 14.11)
Quantas lições podemos tirar da vida deste homem!
E nós? Será que temos esperado no Senhor? Será que temos perseverado no Senhor? Ou qualquer tempestade tem nos afastado do caminho do Pai? Muitas vezes clamamos ao Deus Vivo por algo e tal pedido fica um tempo sem resposta! Muitas vezes as respostas demoram anos! E o tempo acaba nos afastando de Deus! Isso ocorre por que Deus nos esqueceu ou por que não sabemos esperar N'Ele? Com certeza porque não sabemos esperar!
Amados, as provações, as tribulações e as tentações, são elementos que se levantam como barreiras para impedir a vitória, mas que fazem parte da caminhada!
Assim, é importante que, tal como ocorreu com Calebe, nós tenhamos nossa esperança depositada no Senhor! Que olhemos para as coisas que não se vêem e se apossemos delas pela fé, sempre perseverando em avançar, firmes e confiando nas palavras do Senhor Jesus!
“Mas os que esperam no SENHOR renovarão as forças, subirão com asas como águias; correrão, e não se cansarão; caminharão, e não se fatigarão.” ( Isaias 40.31)

quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Obedecer ou Sacrificar?

Hoje Deus quer tratar conosco acerca de um tema muito importante na vida de um crente, qual seja: a obediência. E por quê? Porque o povo de Deus tem reiteradamente confundido sacrifício com obediência. Quantos de nós já fizemos uma corrente de sete semanas para obter algo... ou um jejum de trinta dias por outra coisa... ou ainda uma campanha chamada “dez passos em direção da bênção”? Será que é isso que nosso Senhor Jesus Cristo quer de seu povo? Será que estes “sacrifícios” são corretos? Ou será que é melhor obedecer do que sacrificar?
Neste contexto, é interessante iniciar com uma passagem muito conhecida da Bíblia, que está em Gênesis 22-1.14:
“1. E aconteceu depois destas coisas, que provou Deus a Abraão, e disse-lhe: Abraão! E ele disse: Eis-me aqui.
2. E disse: Toma agora o teu filho, o teu único filho, Isaque, a quem amas, e vai-te à terra de Moriá, e oferece-o ali em holocausto sobre uma das montanhas, que eu te direi.
3. Então se levantou Abraão pela manhã de madrugada, e albardou o seu jumento, e tomou consigo dois de seus moços e Isaque seu filho; e cortou lenha para o holocausto, e levantou-se, e foi ao lugar que Deus lhe dissera.
4. Ao terceiro dia levantou Abraão os seus olhos, e viu o lugar de longe.
5. E disse Abraão a seus moços: Ficai-vos aqui com o jumento, e eu e o moço iremos até ali; e havendo adorado, tornaremos a vós.
6. E tomou Abraão a lenha do holocausto, e pô-la sobre Isaque seu filho; e ele tomou o fogo e o cutelo na sua mão, e foram ambos juntos.
7. Então falou Isaque a Abraão seu pai, e disse: Meu pai! E ele disse: Eis-me aqui, meu filho! E ele disse: Eis aqui o fogo e a lenha, mas onde está o cordeiro para o holocausto?
8. E disse Abraão: Deus proverá para si o cordeiro para o holocausto, meu filho. Assim caminharam ambos juntos.
9. E chegaram ao lugar que Deus lhe dissera, e edificou Abraão ali um altar e pôs em ordem a lenha, e amarrou a Isaque seu filho, e deitou-o sobre o altar em cima da lenha.
10. E estendeu Abraão a sua mão, e tomou o cutelo para imolar o seu filho;
11. Mas o anjo do SENHOR lhe bradou desde os céus, e disse: Abraão, Abraão! E ele disse: Eis-me aqui.
12. Então disse: Não estendas a tua mão sobre o moço, e não lhe faças nada; porquanto agora sei que temes a Deus, e não me negaste o teu filho, o teu único filho.
13. Então levantou Abraão os seus olhos e olhou; e eis um carneiro detrás dele, travado pelos seus chifres, num mato; e foi Abraão, e tomou o carneiro, e ofereceu-o em holocausto, em lugar de seu filho.
14. E chamou Abraão o nome daquele lugar: O SENHOR PROVERA; donde se diz até ao dia de hoje: No monte do SENHOR se proverá.”
Como se vê em tal passagem Deus pede que Abraão sacrifique algo que lhe era muito importante: seu filho! A ordem de Deus em referência é deveras impressionante porque Isaque era o filho da promessa, mediante o qual se cumpriria que a descendência de Abrão seria como as estrelas do céu e como a areia do mar.
Ainda assim, a Abraão respondeu com obediência imediata: “Então se levantou Abraão pela manhã de madrugada, e albardou o seu jumento, e tomou consigo dois de seus moços e Isaque seu filho; e cortou lenha para o holocausto, e levantou-se, e foi ao lugar que Deus lhe dissera.”
A obediência inquestionável de Abrão ao comando deu a Deus a glória que Ele merece e nos deixou um exemplo de como devemos glorificá-Lo. Apesar de Isaque ser filho da promessa, Abraão creu no impossível, confiando que o plano de Deus é o melhor. Sua obediência face ao pedido tão difícil exaltou o amor soberano de Deus, Sua bondade, o fato de que Ele é digno de confiança. Sua fé no Deus que ele passou a conhecer e amar colocou Abraão na lista de heróis da fé em Hebreus e o tornou pai de multidões, em que foram benditas todas as nações.
Diante de tal quadro, cabe retomar ao questionamento inicial: o que Deus quer de nós, obediência ou sacrifício?
Evidentemente que o Deus Vivo quer tão somente a obediência de seus filhos. Diz-se isso para que fique claro que todo sacrifício sem obediência é vão! Não adiante nada que façamos uma corrente de oração de sete semanas em busca de algo, quando somente buscamos a Deus em um dia da semana e nos demais levamos a mesma velha vida de sempre.
Deus quer obediência contínua, e não vãos sacrifícios!
Encontramos um exemplo de tal afirmação em Saul. Após ser ungido por Deus como rei de Israel, Saul cumpriu parcialmente o comando de Deus. A ordem de Deus para Saul era clara e veio através do profeta Samuel: deveria exterminar a nação inimiga (os amalequitas), por ter se oposto no deserto contra Israel quando subia do Egito.
Apesar de ter matados os homens, mulheres, crianças e também os animais desprezíveis, aleijado, coxos e velhos, é certo que Saul não matou os animais gordos, os melhores: “E Saul e o povo pouparam a Agague, e ao melhor das ovelhas e das vacas, e as da segunda ordem, e aos cordeiros e ao melhor que havia, e não os quiseram destruir totalmente; porém a toda a coisa vil e desprezível destruiu totalmente.” 1 Samuel 15:9 Além disso, para completar sua desobediência, também não matou o rei Agague: “e tomou vivo a Agague, rei dos amalequitas; porém a todo o povo destruiu ao fio da espada.” I Sm 15:8
Saul até que cumpriu a palavra de Deus, porém parcialmente. E isso não agradou a Deus: “Porém Samuel disse: Tem porventura o SENHOR tanto prazer em holocaustos e sacrifícios, como em que se obedeça à palavra do SENHOR? Eis que o obedecer é melhor do que o sacrificar; e o atender melhor é do que a gordura de carneiros. Porque a rebelião é como o pecado de feitiçaria, e o porfiar é como iniqüidade e idolatria. Porquanto tu rejeitaste a palavra do SENHOR, ele também te rejeitou a ti, para que não sejas rei.” 1 Samuel 15:22,23
O fim de Saul todos sabemos: “Então Samuel lhe disse: O SENHOR tem rasgado de ti hoje o reino de Israel, e o tem dado ao teu próximo, melhor do que tu. Os passos que Saul seguia, nós não podemos seguir.” 1 Samuel 15:28
Com isso, é notório que Deus que de nós obediência, e não sacrifício, tendo em vista que o grande princípio da palavra de Deus é a obediência.
O maior exemplo de obediência nos foi deixado por Jesus. Não é necessário nem falar que Jesus aceitou o seu chamado, e por um tempo deixou de ser Deus para ser homem, como está escrito em Filipenses 2.6-8: “Que, sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus, Mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens; E, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte, e morte de cruz.”
Jesus foi fiel e obediente está o último momento (Lucas 22. 42) dizendo: “Pai, se queres afasta de mim este cálice; todavia não se faça a minha vontade, mas a tua.” E por esta razão: “também Deus o exaltou soberanamente, e lhe deu um nome que é sobre todo o nome; Para que ao nome de Jesus se dobre todo o joelho dos que estão nos céus, e na terra, e debaixo da terra, E toda a língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para glória de Deus Pai. (Filipenses 2.9-11).
Como se nota, é melhor obedecer do que sacrificar. Assim, meus amados, obedeçamos aos comandos de Deus e deixemos de lados os sacrifícios parciais e vãos!


“Sede meus imitadores, como também eu de Cristo.” 1 Coríntios 11:1

domingo, 1 de agosto de 2010

Carta ao amigo Vinícius

Querido Vinícius,
Primeiramente, desculpe-me a demora, pois queria ter enviado este e-mail no domingo último, porém, infelizmente, não tive tempo.
Pois bem, em verdade, busco com este e-mail tentar aclarar um pouco das palavras que lhe disse naquele fatídico dia e, também, tentar trazer um pouco de conforto a sua alma, tudo isto levando em consideração a estima e o apreço que tenho por sua pessoa!
O primeiro aspecto que gostaria de abordar é que você não tem que estar preocupado se você foi ou não um bom filho, porquanto tenho plena convicção que de você era o filho que seu pai pediu a Deus! Apesar de nossa imperfeição, você sempre esteve com ele nos momentos difíceis, dando apoio, respeitando-o, honrando-o, contornando dificuldades familiares, etc. Então, meu amigo, com certeza você cumpriu o que Paulo disse em Efésios 6:1-4: "Filhos, obedecei a vossos pais no Senhor, pois isto é justo. Honra a teu pai e a tua mãe (que é o primeiro mandamento com promessa), para que te vá bem, e sejas de longa vida sobre a terra. E vós, pais, não provoqueis vossos filhos à ira, mas criai-os na disciplina e na admoestação do Senhor." Meu irmão, tenha certeza de que você cumpriu seu papel como filho! Você é um ótimo filho, assim como marido, amigo, etc. Você é uma bênção de Deus! Então, não se preocupe quanto a isso!
Outro ponto que gostaria de conversar com você é a respeito da “perda” de seu pai. Sei que a dor, o pesar e os sentimentos de desamparo podem parecer insuportáveis. Mas tenha certeza de que seu pai está em um ótimo lugar, porquanto Deus não desampararia um filho como o seu pai. Tenho certeza de que Deus não deixaria sua alma (de seu pai) perecer!!
Seu pai está junto a Deus meu amigo e, por isso, não há motivos para chorar!! Como diz a palavra de Deus em Ageu (2:9): a glória da segunda casa é bem maior que a da primeira!!
Como aconteceu com Jesus, depois de sua morte humana, Deus não permitiu que esse Filho fiel permanecesse na sepultura. (Salmo 16:10; Atos 13:34, 35) Deus o ressuscitou, mas não como humano. O apóstolo Pedro explica que Cristo foi “morto na carne, mas vivificado no espírito”. (1 Pedro 3:18) Isso foi realmente um grande milagre. Jesus estava vivo de novo como poderosa pessoa espiritual! (1 Coríntios 15:3-6) Ele foi o primeiro a se beneficiar desse glorioso tipo de ressurreição. (João 3:13) Mas não seria o único. Sabendo que logo voltaria para o céu, Jesus disse a seus seguidores fiéis que lhes ‘prepararia um lugar’. (João 14:2) Esses cristãos, incluindo o seu pai, são ressuscitados para a vida no céu!! Então, meu amigo, não há razão para se entristecer!!
Talvez você esteja se questionando o porquê, perguntando a Deus por que Ele levou seu pai, etc. Quanto a isso gostaria que soubesse que Deus sabe todas as coisas. Talvez, neste momento, não entendamos o que Ele quis fazer. Porém, sabemos que Ele sempre nos faz o melhor, e, apesar de hoje não conseguirmos idealizar isso neste caso concreto, um dia saberemos e entenderemos, porque este era o momento certo de Deus!
Um último ponto que gostaria de falar com você é que seu pai nunca vai sair de sua memória, a dor de sua perda será constante e talvez o sentimento de falha persista, mas você tem que saber que, nessas ocasiões temos de buscar o consolo da Palavra de Deus. Sei que você era muito dado a se aconselhar com seu pai. Ele não mais está entre nós, é certo! Porém, a Palavra de Deus diz que ainda que seu pai lhe desampar Ele (Deus) nunca lhe abandonará!! Portanto, se aconselhe com o Senhor, confie N’Ele, entregue teu caminho a Ele, espere N’Ele, pois tenho certeza que Ele trará paz e conforto ao seu coração!!
Amo você em Cristo Jesus"
A palavra viva de nos diz em Salmo 50:15 - "invoca-me no dia da tua angústia; eu te livrarei e tu me glorificarás."